O Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Ilha do Governador, popularmente conhecida como União da Ilha, teve origem no bairro Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Ela foi fundada em 7 de março de 1953 por Maurício Gazelle, Quincas e Orphylo.
A escola, apesar de ser muito tradicional, ainda não foi campeã do carnaval carioca. Ela é conhecida por seus sambas-enredo antológicos, como “É Hoje”, “O Amanhã”, “Festa Profana”, entre outros.
Bateria
A sua bateria é conhecida como Baterilha, que possui um naipe de caixas que utiliza somente caixas embaixo tocando uma levada desenhada. Outra característica marcante é a presença de um naipe de agogôs de quatro bocas.
Mestre Paulão, que comandou essa bateria por 16 anos, e Mestre Odilon Costa são os mais importantes mestres da história dessa bateria. Atualmente essa bateria é comandada por dois mestres: Keko Araújo e Marcelo Santos.
A bateria da União da Ilha é detentora de cinco Estandartes de Ouro: em 1978, 1981, 1985, 1989 e 2017.
Baixe o ebook “Levadas Básicas das Escolas de Samba 2023″ agora
Ensaios e eventos
Os ensaios de bateria da União da Ilha acontecem às quartas-feiras a partir das 20h, na quadra da escola. Lá também acontecem os ensaios gerais, feijoadas e outros eventos. Sempre confira nos canais oficiais da escola (Website, Facebook, Instagram…) se os ensaios e eventos estão confirmados.
Endereço (Quadra) – Estrada do Galeao 322, Cacuia, Rio de Janeiro
Confira no website oficial, no Facebook e no Instagram os eventos da Imperatriz.