loader image

Mocidade Independente

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, conhecido apenas como Mocidade Independente, é originário do bairro de Padre Miguel, no Rio de Janeiro. As suas cores são verde e branco.

Desfile da Mocidade Independente 2014 – Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

A escola foi fundada a partir de um time de futebol, o Independente Futebol Clube, em 10 de novembro de 1955, por Sílvio Trindade, Renato da Silva, Djalma Rosa, Olímpio Bonifácio (Bronquinha), Ary de Lima, Jorge Avelino da Silva, Orozimbo de Oliveira (Seu Orozimbo), Garibaldi F. Lima, Felipe de Souza (Pavão), José Pereira da Silva e Alfredo Briggs.

A Mocidade é detentora de seis títulos do carnaval carioca nos anos 1979, 1985, 1990, 1991, 1996 e 2017.

Bateria

A sua bateria é conhecida como Não Existe Mais Quente, tida como uma das baterias mais importantes do carnaval carioca, que teve, por muitos anos, o Mestre André, considerado por muitos o maior mestre de bateria de todos os tempos e reconhecido por ter inventado a paradinha (bossa). Outras invenções vieram dessa bateria, como o surdo 3 e o arranjo moderno de tamborim.

A bateria da Mocidade toca de um jeito único. Nela, é usada a afinação dos surdos 1 e 2 invertida: o surdo 2, que toca no primeiro tempo e no terceiro tempo do compasso, tem o diâmetro maior e afinação mais grave que o surdo 1, que toca no segundo tempo e no quarto tempo do compasso e tem diâmetro e afinação médios. Na bateria da Mocidade, os surdos respeitam a seguinte afinação: surdo 1 (médio), surdo 2 (grave) e surdo 3 (agudo).

Essa é uma curiosidade muito interessante, já que uma das características mais marcantes do samba é o tempo forte nos tempos 2 e 4 do compasso 4/4. Nessa bateria subvertem essa característica do samba, colocando o grave tocando nos tempos 1 e 3.

Instrumentos da bateria da Mocidade Independente – Foto: Rodrigo Bethlem

Outra característica marcante dessa bateria vem do naipe de caixas, que usa somente caixas embaixo que tocam uma levada única, diferentemente das outras escolas. Ela conta também com um naipe de agogôs de duas bocas, sendo uma das poucas escolas a manter essa tradição.

A afinação de surdos invertida e a levada de caixa embaixo conferem uma sonoridade única e inconfundível a essa lendária bateria.

A Não Existe Mais Quente ganhou o Estandarte de Ouro seis vezes: em 1974, 1976, 1991, 1992, 2001 e 2018. Atualmente o mestre de bateria é o Mestre Dudu, que está nessa função desde 2012.

Instagram Não Existe Mais Quente

Baixe o ebook “Levadas Básicas das Escolas de Samba 2023″ agora

  •  

Ensaios e eventos

Os ensaios de bateria da Mocidade Independente acontecem às quintas-feiras a partir das 20h, na quadra antiga da escola. A Mocidade tem duas quadras (quadra antiga e quadra nova). Nessas quadras também acontecem os ensaios gerais, feijoadas e outros eventos. Sempre confira nos canais oficiais da escola (Website, Facebook, Instagram…) se os ensaios e eventos estão confirmados.

Endereço (Quadra Nova) –  Av. Brasil 31.146, Realengo

Endereço (Quadra Antiga) – Rua Coronel Tamarindo 38, Padre Miguel

Confira no Facebook e no Instagram e os eventos da Mocidade Independente.

Facebook Mocidade Independente

Instagram Mocidade Independente